Educação
Infantil   

Nosso trabalho baseia-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, tendo como principal objetivo criar condições para o desenvolvimento integral da criança. Para que isso ocorra, propiciamos situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e de estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança. Neste processo, entendemos que educar é também auxiliar os alunos no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.

Objetivos

Em paralelo ao educar, nosso trabalho visa o cuidar. Além da dimensão afetiva e relacional do cuidado, é preciso ajudarmos a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada, acolhendo e mostrando-lhe o quanto é querida. Assim, cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades. Isto inclui interessar-se sobre o que a criança sente, pensa, sobre o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando a ampliação deste conhecimento e de suas habilidades que, aos poucos, a tornarão mais independente e mais autônoma.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências:

Formação Pessoal e Social - refere-se às experiências que favorecem, prioritariamente, a construção da Identidade e da Autonomia. Uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da Identidade e da Autonomia é o Brincar. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

Conhecimento de Mundo - refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. O domínio progressivo das diferentes linguagens que favorecem a expressão e a comunicação de sentimentos, emoções e ideias das crianças, propicia a interação com os outros e facilitam a mediação com a cultura e os conhecimentos constituídos. Incide sobre aspectos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem e engloba instrumentos fundamentais para as crianças continuarem a aprender ao longo da vida.

Objetivos Gerais da Educação Infantil da Escola Lugar de Criança de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, matemática, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

    (Texto adaptado do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Vol. 1 e 2)
Calendário e
Atividades Semanais

A Escola Lugar de Criança tem um planejamento anual contemplando os projetos pedagógicos, eventos e datas comemorativas, respeitando a quantidade de dias letivos exigida pelo Ministério da Educação. 

Também possui uma programação semanal, que pode ser por turmas ou coletiva, com atividades livres e dirigidas pensando no processo de aprendizagem.

Refeições

A Escola Lugar de Criança proporciona lanches e refeições para as crianças. Nosso objetivo é oferecer, além de uma alimentação saudável, um momento prazeroso à mesa com as professoras e os amigos. Temos aulas de Educação Nutricional na grade curricular dos alunos, por ser a alimentação uma área importante dentro da Escola Lugar de Criança. Acreditamos que bons hábitos alimentares, aliados a uma postura correta e ao prazer de comer, fazem parte das aprendizagens necessárias aos pequenos. É por isso que os momentos das refeições são acompanhados pelas professoras e auxiliares de cada turma, complementando as atividades pedagógicas.

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Fotografia por Cibele Barreto