Institucional

PROJETO EDUCACIONAL

A proposta pedagógica da Escola Lugar de Criança se fundamenta em uma filosofia Humanista que enfatiza a formação integral do aluno.

Missão

Atuar no campo da Educação, tendo sempre em vista a formação integral dos alunos, priorizando os valores, o conhecimento e os procedimentos de trabalho, de acordo com as necessidades e as tendências do cenário contemporâneo.

Ideário de Educação

Partindo do princípio de que uma das funções primordiais da escola é a inserção do aluno na sociedade, a Escola Lugar de Criança baseia-se em alguns pressupostos que vão ao encontro dos valores desta Instituição Escolar. A Escola é um espaço de manifestação da cultura. À ela cabe, de forma intencional, introduzir os conhecimentos culturalmente acumulados.

Concepção de criança

Para nós, educadores da Escola Lugar de Criança, o aluno é visto como o ator principal de seu processo de construção do conhecimento, mediado pelo educador. Partimos do princípio de que a criança é curiosa e revela o desejo de conhecer e entender os fatos e acontecimentos que ocorrem ao seu redor, desde fenômenos naturais até questões de âmbito social. Por estar inserida em um meio repleto de informações, ela já vem à Escola com conhecimentos prévios acerca de vários assuntos e fenômenos, assim como algumas interpretações da realidade. Nesse sentido, cabe à Escola acolher tais referências e propor à criança novos desafios, para que possa avançar e transformar suas informações no conhecimento sistematizado de diferentes ciências, atribuindo-lhes significados.

Trabalho Pedagógico

A equipe pedagógica, pensando na formação integral do aluno, proporciona o espaço mais adequado para favorecer a aprendizagem: considera-se, além dos conceitos, a forma como cada um aprende, como se relaciona e o conjunto dos instrumentos apropriados para a sistematização dos conhecimentos. Procedimentos como perguntar, expor, incentivar, coordenar e participar de debates, explicar, argumentar, problematizar e outros, são instigados pelo professor, para que o conhecimento se construa através do diálogo, as habilidades se desenvolvam na experiência e as atitudes se formem pelos exemplos. Como mediador entre o aluno e o conhecimento, o professor procura criar situações de aprendizagem que sejam desafiadoras e motivadoras. É nesse cenário que o diálogo sobre questões do meio ambiente e a valorização das manifestações da vida  e cultura é introduzido.

Procedimentos de trabalho

Os alunos assimilam estratégias eficientes de aprendizagem e as utilizam gradativamente e com autonomia na aquisição de novos conhecimentos. Trata-se de aprender o modo de usar determinadas ferramentas de trabalho e ter orientação para a realização de pesquisas. Há, também, a preocupação com a formação de atitudes favoráveis à aprendizagem – planejamento, atenção, observação, esforço, curiosidade, persistência, no intuito de executar um trabalho prazeroso, responsável e consistente. A problematização através de perguntas e desafios é o foco orientador para o trabalho.

Inserção do aluno na vida coletiva:
A criança como protagonista

É no convívio grupal que os alunos se deparam com conflitos e expõem diferenças pessoais. Cada um tem a sua maneira de ser, de pensar e de agir. Diante dos conflitos e através da mediação dos professores, os alunos vão aprendendo a:

  • Conviver em grupo;
  • Identificar a existência de normas diferentes nos grupos que frequentam;
  • Lidar com frustrações para ter o prazer de conviver com o outro;
  • Ampliar as referências através da troca de experiências com o parceiro mais experiente, o professor e com os colegas;
  • Respeitar normas de convívio ao participar de atividades grupais, adquirindo assim a dimensão de pertencimento;
  • Adquirir formas organizadas de expressão e comunicação.
  • Respeitar diferentes formas de expressão;
  • Respeitar diferenças culturais, sociais, religiosas, econômicas e étnicas.
Desenvolvimento de atitude apreciadora dos vários campos do conhecimento

A vivência destas práticas exercita o aluno para a vida pública e o incentiva a assumir um lugar no coletivo.

  • Observação de obras científicas e artísticas;
  • Apreciação da habilidade de criação humana;
  • Valorização das heranças e patrimônios socioculturais;
  • Identificação das diversas formas possíveis de construção do conhecimento;
  • Concepção do conhecimento como processo situado no tempo e no espaço, transformador e em construção.
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Fotografia por Cibele Barreto